23.10.07

Experiências gastronômicas: bolo de farinha de banana verde


Todo domingo eu faço um bolo para presentear pessoas especiais. E sempre busco aperfeiçoar a receita, selecionar bem os ingredientes, testar o paladar, texturas, cores e sabores. No domingo passado (21), fiz o bolo com a farinha de banana verde, que trouxe de Brasília. O produto é fabricado artesanalmente e vem de Acrelândia (Acre).

Rica em nutrientes e vitaminas, a farinha de banana verde auxilia no combate à diabetes, doenças cardiovasculares e perda de peso, se associada em dietas. O mais interessante é que se trata de um produto disponível e faz parte da biodiversidade alimentar brasileira. É fascinante conhecer técnicas de preparo e aproveitamento de nossos ingredientes, desenvolvidas por brasileiros. São criações que proporcionam não só subsistência, mas saúde e preservação da cultura.

O sabor da farinha é forte. Pelo menos na receita que fiz deu para sentir na cor, na textura e no paladar. Além da farinha, coloquei banana picada e canela por cima. Ficou delicioso e nutritivo. Ainda sobrou farinha, vou testar a receita de pão. Quanto mais cozinho, melhor poderei escrever; e quanto mais escrevo, melhor poderei cozinhar. E nessa experiência o paladar vai ficando apurado e a memória transbordando de boas lembranças.

2 comments:

Anonymous said...

Parabéns pelo conteúdo.
Boas Festas e um Ano Novo espetacular para as duas.

Somente EU mesma!!! said...

Jú...

Obrigada pela visita!!!

Ainda bem que vc gostou... Mais que surpresa, vc tem um blog!?

Irei te linkar no meu blog...

Bjs

Janaína