30.1.07

Saudades da Vovó


Hoje é comemorado o Dia da Saudade e esta terça-feira despretensiosa e chuvosa ficará marcada na minha memória, trazendo doces lembranças da vovó Maria Joana, que partiu para sua morada celestial, deixando o legado de uma vida exemplar, testificada por todos que estiveram em Itaguaí para lhe prestar a última homenagem.

A caminho de Itaguaí, trajeto que sempre fazemos com alegria, cheios de planos e expectativa, o clima era silencioso, em reverência à matriarca baiana que gerou 11 filhos e foi presenteada com 20 netos e 11 bisnetos. A lembrança daquela simpática e carinhosa senhora baixinha, sorridente, com seu vestidinho estampado com flores bem miúdas e delicadas, assim como ela, é de alguém pronto para servir. Vovó não parava quieta, estava sempre fazendo alguma coisa para servir as pessoas que amava. Adorava cuidar de suas plantas, das roseiras vistosas, da horta no quintal, das galinhas. Tinha um prazer enorme em suas atividades e contagiava-nos com uma disposição implacável.

Lembro-me dos ovinhos que retirava das galinhas para nos servir, da jaca, da cana, da jabuticaba, do arroz amarelinho e da batatinha frita em cubinhos. Comida de vó realmente tem um sabor divino, inexplicável, um dom distribuído criteriosamente para essas senhoras tão amáveis e portadoras de uma herança, que hoje em dia está se esvaindo: cuidar de pessoas, servir, dedicar tempo para arrancar um sorriso de alguém e marcar com lembranças como essas que tenho de minha vó. Uma mulher de fibra, exemplar e que sabia como poucos o valor de doar o seu melhor, sem esperar nada em troca.

As férias na casa da vovó em Itaguaí fazem parte da minha memória gustativa, que a cada clarear na minha mente, exala recordações de um tempo inesquecível, saborosamente saudosista. O mais importante na vida são as pessoas, e a forma como lidamos com elas, vale mais que qualquer tesouro, reconhecimento ou prazer. Obrigada vó pelo exemplo que você me deu. Prometo me esforçar para cultivar relacionamentos tão sólidos quanto você. O que a senhora nos deixa não é passageiro, nem corruptível, mas eterno. Que Deus a receba com toda a honra que merece. Agora, os anjos é que vão provar de suas delícias. Bem-aventurados os anjos....

3 comments:

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Juliana disse...
cá estou com os olhos marejados com o lindo depoimento sobre o tesouro da vida que são nossa familia e amigos. lembrei da minha vovó que também se foi e ela deixou tudo isso que foi descrito mais muitas receitinhas que hoje fazem parte da minha história. A que ficou está com 87 anos e é linda e cheia de vitalidade. Valorizo cada momento que estou com ela.