8.1.07

O segredo do Google é a comida

Google não foi eleita a melhor empresa para se trabalhar nos EUA à toa. Não é de hoje que observo o cuidado que a companhia tem com seus funcionários. Certa vez li uma nota que me deixou surpresa. O Google estava selecionando dois chefs de cozinha para elaborar o cardápio da empresa, que oferece refeições gratuitas.

Segue nota - 05/12/2005

"Google oficializou sua busca por chefs de cozinha para tocar o cardápio das refeiçõe de sua sede em Mountain View, na California. Procura 2 profissionais, ou 'executive chefs', capazes de desenvolver menus ecléticos - de comida vegetariana à pizza assada em forno de lenha. O co- fundador Sergei Brin, diz em release que os 2 'engenheiros da culinaria" terao papel importante na "gestao do crescente apetite da companhia' ".

E não é que o cara está certo! Que visão! Por isso, que o Google é o Google. Que estratégia: os engenheiros da culinária têm relação direta com o crescimento da empresa. E isso foi em 2005. De lá pra cá, não precisa dizer o quanto esta empresa cresceu.

Essa declaração me fez lembrar uma citação de Alexandre Dumas no livro "Memórias Gastronômicas". Ele dizia que, no Antigo Regime francês, o cozinheiro governava o estômago e, quem sabe, influenciava os encantadores, ágeis e grandes pensamentos do ministro? . Taí, o google também usa seus cozinheiros para influenciar a mente criativa dos funcionários. Ta dando certo!

O segredo é a comida.... Afinal, uma boa refeição é fundamental para se ter um bom dia de trabalho e, nesse caso, para o bom andamento da empresa. O Google parece saber o quão importante é esse horário de pausa em que a comida muitas vezes fica em segundo plano. Além de ter que resolver compromissos pessoais neste período, a falta de opções saudáveis ao redor dos postos de trabalho, muitas vezes, é escassa. A rotina acaba fazendo com que a alimentação fique relegada a segundo plano, sendo substituída por porções que não fazem bem ao corpo, que dirá à produtividade.

A hora da comida é sagrada no Google! Prova disso é que os funcionários têm tempo para cuidar de sua vida pessoal, sem interferir neste tempo de prazer.


Quem me dera...


Sempre tive problemas para almoçar no trabalho. Valorizo muito o momento de almoço, gosto de mesa posta, comida fresca, com boa aparência e, claro, saborosa. Para minha produtividade ao longo do dia é fundamental almoçar bem. Mas nunca dei muita sorte. Não ter boas opções para comer era um tormento. Poucos entendiam a minha angústia. Volta e meia ia almoçar em lugar legal, aí era festa! O dia ficava com a textura de uma mousse de chocolate: bem leve e areado!

E marmita não é comigo também. Pode parecer frescura.... mas não consigo comer de forma alguma em marmita. O recipiente altera o sabor e não há solução que me faça sorrir para uma marmitex. Já tentei várias, nada deu certo. Eu até chorava na hora do almoço porque era uma tortura saber que não ia comer bem.

Virada carioca

Enfim, deu uma guinada na minha vida e fui trabalhar em casa, aí sim. Como eu comemorei! Poderia almoçar todos os dias uma comidinha saborosa, caseira mesma, feita por mim. Nada melhor e mais motivador. E há dois anos tenho essa rotina de almoçar em casa. Faço questão de conciliar meus compromissos antes ou depois do almoço. A maior vantagem dessa mudança foi comer em casa. E isso refletiu de forma positiva na minha vida profissional.

Agora, com a Malagueta, almoço sempre na casa da Carol, que tem uma comida saborosa, a qual já me acostumei e saboreio com vontade, como se estivesse na minha casa. Eta comida boa! Aprendi até a comer arroz integral. Enfim, sempre almoço em casa. É muito raro não fazer minha refeição predileta em meu lar doce lar ou na casa da Carol. Adoro isso! Me faz bem.



Comida em destaque na tecnologia

Hoje, ao ler a nota de que o Google era a melhor empresa dos EUA, corri para ver o que dizia sobre o quesito alimentação e minha admiração só aumentou. A nota destaca exatamente esse ponto.

“a variedade de alimentos disponibilizados gratuitamente aos empregados acaba por chamar a maior atenção. Além dos cafés e restaurantes espalhados pelos escritórios, no Google há salas de lanche com barras de cereais, doces, iogurtes, refrigerantes, frutas, e uma dúzia de diferentes bebidas. E não é só a variedade: a comida é tão boa que alguns chegam a sonhar com ela, como o diretor de recursos humanos Stacy Sullivan, fã da farinha de aveia irlandesa com grãos de café frescos.”

O cafezinho, outro momento importante do trabalho, é exaltado na companhia. Os funcionários têm uma hora para o café, que agrega muitas vantagens no trabalho. Nada menos do 11 cafeterias para deixar o funcionário com a memória bem arejada e esperto!

A prova de todo esse investimento são os lucros, que não param de crescer. Viva a comida e seus benefícios para a tecnologia!

No comments: