8.12.06

Sushi, o sabor milenar; japão, a gastronomia exemplar

Parafaseando nosso poeta Vinícius de Moraes, que me desculpem os franceses, mas a culinária japonesa é exemplar. A forma como o japonês lida com a comida é fascinante. Até nos pratos mais simples, é possível observar o zelo impecável, que se reflete em todas as atividades. Os japoneses, afinal, são conhecidos pela paciência, perseverança, riqueza nos detalhes e... paixão pela comida. O livro Suhsi, o sabor milenar relata a experiência de um brasileiro que se encantou com com a gastronomia nipônica e se empenhou em compartilhar de forma acessível e atraente a alimentação no japão. Muitas coisas me chamaram a atenção e, se já tinha uma ídéia desse perfil japones, após o livro fiquei convencida de que o Japão é uma grande potência porque tem uma identidade alimentar bem definida e sabe dar valor à sua terra. Temos muito a aprender com eles, não a fazer sushis ou sashimis (pode ser também), mas a levantar a bandeira do que é essencial.

Tudo em um sushi-ya (especializado em sushi) tem relação direta com a comida, tudo pode influenciar e colaborar para criar um ambiente propício a explorar o máximo de sabor.

Desde à escolha dos ingredientes sempre frescos, o corte, a postura do itame-san( preparador de sushi. Sushiman é uma forma americana abominável pelos japas) a forma de preparo dos ingredientes, a apresentação, a alegria em servir, o sincronismo coreográfico dos pratos tem uma razão de ser e me apeteceram. Não sou ainda uma apreciadora rendida desta comida, mas confesso que minha boa se encheu d'água em muitos trechos do livro.

Não vejo a hora de adentrar neste universo fascinante da culinária japonesa. Ainda pretendo me alongar neste tema, mas por enquanto deixo a frase do Sérgio Neville para reflexão: "O prazer e a degustação inteligente, porém, estão na fruição do autêntico, e não no tamanho do prato ou da conta".

E viva a gastronomia nacional!

No comments: