28.12.06

Dia do chocolate e da comida vegetariana

Hoje nos Estados Unidos é dia o dia do Chocolate e da comida vegetariana. Que contraste!

Esse ano tive uma grata surpresa em relação à comida vegetariana ao ler o livro Arqueologia Culinária da Índia, da Fernanda de Camargo- Moro, uma arqueóloga apaixonada pela Índia e por comida. Baseada em suas constantes viagens àquele país a trabalho, ela mapeou a gastronomia indiana de forma envolvente. Através desse livro, passei a admirar esta culinária que pouco conhecia. Fernanda traduziu com tanta paixão esta cultura, que cheguei em alguns momentos a ficar com água na boca com a descrição de certos pratos vegetarianos. O perfume, os sabores frescos, o zelo, a preparação e todo ritual dão aos ocidentais um exemplo da importância de ter firmada sua identidade culinária. Entre as explicações, Fernanda diz que os Jainas são vegetarianos mais rigorosos e que representam apenas 5% da população. Entendi que a culinária indiana é saudável, saborosa e feito por pessoas apaixonadas por sua cultura.

Sobre os vegetarianos, Alexandre Dumas tem uma irônica declaração: ”São os bois os destinados a comer capim e concorrer ao título de boi gordo”.

Qto ao chocolate.... esse é irresitível! Como chocolate quase todos os dias e não me faço de rogada quando vem aquela vontade de fazer brigadeiro e devorar às colheradas na panela mesmo. Tem um livro que saiu recentemente sobre chocolate.... ainda não tive a oportunidade de ler.

1 comment:

Paulinha said...

ELES SÃO TUUUDOOOO.
www.radiocomida.com.br